Bem pessoal, com o percurso total de 1300km a serrem percorridos em 15 dias, serão cobertos uma média de 85km por dia. Além disso é bom lembrar que serão carregados mais de 15 a 20kg de bagagem adicional. Logo todo este esforço exigirá um bom preparo físico. Foi pensando nisso que decidi iniciar uma rotina de treinamento físico objetivando uma viagem mais agradável referente ao desgaste físico. Iniciei um programa de treinamento de três meses, que busca fortalecer a musculatura, principalmente a parte inferior do corpo e melhorar a resistência para pedaladas mais longas. Como tenho o cotidiano muito ocupado com relação a horários, resolvi fazer apenas 1 hora de exercícios ao dia durante a semana e uma trilha mais pesada nos fins de semana. Segue abaixo o programa:
Seguna - Descanso
Terça - Musculação Perna / Abdomêm
Quarta - Peito/Tríceps/Ombro
Quinta - Corrida
Sexta - Musculação Perna / Abdomêm
Sábado - Ombros/Bíceps/Costas
Domingo - Trilha
Para os exercícios para perna, como são para resistência são feitos com 60% da carga máxima, porém 4 vezes com 20 repetições, pois a idéia não é ganhar massa muscular, mas melhorar a qualidade de fibra. Também todas as manhãs faço um alongamento completo no corpo, forçando mais na musculatura das pernas e coluna. O alongamento é muito importante pois, além de evitar lesões durante a viagem, também diminui a sensação de desconforto muscular relacionado ao longo período posicionado na mesma posição na bike.
Relacionado aos cuidados com a saúde, realizei um check-up de exames médicos e cardíacos antes da viagem. Este cuidado evitará que seja desencadeado ou agravado algum problema de saúde durante a viagem. Outro ponto que é muito importante é a cobertura de serviços médico. Durante uma viagem longa, muita coisa pode acontecer, logo, resolvi migrar meu plano de saúde para cobertura nacional. Além destes detalhes, outro hábito que mudei foi com relação a diminuição de consumo de álcool e saídas noturnas (prejudica muito na qualidade dos treinamentos). Devo admitir que não foi uma decisão fácil, mas reduzi meu consumo de álcool para no máximo 1 vez na semana. Na alimentação passei a consumir alimentos mais saudáveis e ricos em proteínas para aguentar a carga dos treinamentos.
Espero que estas informações tenham sido importantes, um abraço a todos,